Ilustração de Moda

 

Formadora: Mestra E Designer de Moda Inês de Oliveira
Duração: 1 semana (datas a definir)
Horário: 9:30h às 13:30h
Total de horas: 20h
Preço/ aluno: 150 €
Mínimo de alunos necessário para o curso abrir: 6 alunos

RESUMO

A ilustração de moda é uma forma artística de expressar a visão de um designer. É uma parte importante do processo criativo e enriquece qualquer projecto de moda, seja nos esboços de ideias que ajudam a clarificar as primeiras sensações e ocorrências formais, seja como forma de arte, para evocar a mood (essência) de uma colecção/peça ou representar os seus aspectos fundamentais.

 Este curso vai focar-se em introduzir algumas ferramentas úteis de desenho, enquanto suporte essencial da prática artística. Vai abordar vários tipos de resolução plástica (materiais, suportes e técnicas), e ajudar a descobrir de que maneira o aluno pode expressar-se de maneira mais adequada.

Os alunos serão convidados a produzir desenhos e experimentar várias das técnicas abordadas. O objectivo principal será familiarizarem-se com os processos e técnicas de desenho empregues na ilustração de moda (desenho e estilização da figura humana, representação de tecidos e volumes, uso dos materiais artísticos e da cor, colagem e ilustração digital).

 Este curso é direccionado para estudantes de moda, ou futuros estudantes de moda; para pessoas de outras áreas que gostem de desenhar por prazer e para todos os que pretendam melhorar, desenvolver, ou praticar as suas aptidões para a ilustração de moda. Irá permitir aos alunos que melhorem as suas competências de desenho; desenvolvam o seu próprio estilo como ilustradores; aprendam a dar movimento e expressão à figura desenhada, comunicando os elementos essenciais das criações de moda e as emoções que transmitem.

 ESTRUTURA

1. Desenho e estilização da figura humana (proporções; esquematização e estilização da figura; equilíbrio e ritmo; poses; elementos do corpo; desenho de observação);

2. Estudo da figura vestida (volumes e alteração de silhuetas; caimento dos tecidos; simulação de texturas; desenho de observação);

3. Uso dos materiais artísticos e da cor (grafite e lápis de cor; lápis de cêra e pastéis de óleo; marcadores; aguarelas e tinta da china; tipos de papel; colagem);

4. Ilustração digital e técnicas mistas (colagem digital e efeitos em Adobe Photoshop; abordagem ao desenho vectorial em Adobe Illustrator; mix de técnicas manuais e digitais).

5. Exercício final e exposição.

As aulas serão teórico/práticas (1 a 2h  por aula serão ocupadas com a apresentação de slides, livros e exemplos). Os alunos poderão desenhar e praticar durante a apresentação (acompanhando os slides), ou depois da matéria ser dada, ficando ao seu critério. Os alunos são incentivados a experimentar de forma prática as várias técnicas abordadas e em todos os pontos da matéria e terão um exercício final em que produzem uma ilustração com base numa das técnicas abordadas ou técnica mista.

MATERIAL NECESSÁRIO

-       Bloco de papel de aguarela A3 ou A2

-       Lápis de grafite de várias espessuras HB, 2B, 4B

-       Lápis de cor ou lápis de aguarela

-       Lápis de cera ou pastéis de óleo

-       Aguarelas ou Ecolines e/ou tinta da china

-       Pincéis (fino, médio e grosso)

-       Canetas Copic ou marcadores

-       Materiais para colagens (tesoura, cola líquida, papéis, revistas/jornais)

Não é necessário os alunos adquirirem todo este material, podem trazer o material que tiverem, ou o que quiserem explorar. Quanto mais trouxerem, mais técnicas poderão experimentar. É essencial que tragam pelo menos o papel e um dos materiais ex, lápis de cor ou aguarelas. Os alunos que quiserem praticar as técnicas digitais podem trazer computador portátil, ou usar os computadores da faculdade.

FORMADORA

Inês de Oliveira é natural de Lisboa. Formou-se em Design de Moda – Licenciatura e Mestrado na Faculdade de Arquitectura (UTL) e fez o curso “PR and your Fashion Label” da Central Saint Martins (University of the Arts London).

Foi co-fundadora e designer de uma empresa de webdesign; trabalhou na equipa de produção da ModaLisboa, foi assistente de styling  e estagiou na marca White Tent. Participou em desfiles e concursos de novos criadores nacionais e desenvolveu trabalhos como freelancer no âmbito do design de moda exclusivo por medida, fardamentos, e styling para publicidade (TV).

Encontra-se a desenvolver um projecto próprio - uma marca que relaciona os conceitos de funcionalidade, conforto e nanotecnologia com o design de moda.