Formadora: Mestra e Designer de Moda Inês de Oliveira
Duração: 1 semana - (datas a definir)
Horário: 2ªf a 6ªf das 9:30h às 13:30h
Total de horas: 20h
Preço/ aluno: 150 €
Mínimo de alunos necessários para o curso abrir: 6 alunos

RESUMO

A comunicação digital é uma ferramenta poderosa para explicar e traduzir visualmente um conceito, uma colecção ou um projecto de moda. Num mundo cada vez mais competitivo, é vital comunicar talento, mostrá-lo e promover a sua difusão. Transmitir a expressão artística individual, através de colecções e ilustrações torna-se fundamental quando se pretende que uma “ideia” seja lida por outros e passe a realidade.

Este curso destina-se a designers que pretendam estimular a sua cultura visual e apresentar os seus projectos de forma mais apelativa, criativa e com uma coerência gráfica. O curso pode contribuir para aperfeiçoar e melhorar trabalhos já existentes e enriquecer o portefólio profissional ou incentivar à criação de um.

Dirige-se a designers que já tenham uma forte componente visual, ou apenas vontade de a desenvolver. É útil para alunos com um background em Design de Moda que pretendam melhorar a forma como comunicam as suas ideias, realizar ou aperfeiçoar a apresentação digital de um projecto de moda, para efeitos académicos ou de portefólio.

Noções básicas em Adobe Illustrator ou Photoshop são uma mais-valia.

 ESTRUTURA

1. Noções básicas de comunicação digital e apresentação de conteúdos gráficos. Mood & Design concept boards (painéis de inspiração);

2. Esquiços e amostras de tecido (arranjos; disposições e selecção de ideias);

3. Mapa da colecção (identificação de peças-chave; distribuição em coordenados);

4.  Painel de desenhos técnicos (abordagem ao desenho técnico, paleta de cores, indicação de materiais);

5. Importância da ilustração; apresentação digital da colecção seguindo uma narrativa visual; publicação online dos trabalhos dos alunos num blog criado para o efeito ou na behance network (rede de portefólios digitais online para indústrias criativas).

Para cada ponto serão fornecidos vários exemplos ilustrativos e elucidativos. Os alunos poderão trazer trabalhos seus e intervir com base nestes, de forma prática ou poderão opcionalmente criar um pequeno projecto piloto que lhes servirá de base para experimentar a vertente prática, neste caso e como têm que produzir conteúdo, farão apenas uma folha-exemplo por cada um dos pontos dados.

As aulas terão uma componente teórica inicial (aproximadamente 30 minutos por aula, com slides) e uma parte prática em que os alunos são incentivados a experimentar e intervir de forma activa.

MATERIAL NECESSÁRIO

Os alunos poderão utilizar uma sala de computadores do CIFA, com versões mais antigas do Adobe Illustrator e Photoshop, ou poderão trazer o seu computador portátil e instalar a versão trial gratuita mais recente do mesmo software.

Pen USB + Bloco de papel cavalinho A3 + Lapiseira e lápis de carvão

Os alunos que quiserem usar os seus próprios trabalhos como ponto de partida deverão trazê-los para análise.

FORMADORA

Inês de Oliveira é natural de Lisboa. Formou-se em Design de Moda – Licenciatura e Mestrado na Faculdade de Arquitectura (UTL) e fez o curso “PR and your Fashion Label” da Central Saint Martins (University of the Arts London).

Foi co-fundadora e designer de uma empresa de webdesign; trabalhou na equipa de produção da ModaLisboa, foi assistente de styling  e estagiou na marca White Tent. Participou em desfiles e concursos de novos criadores nacionais e desenvolveu trabalhos como freelancer no âmbito do design de moda exclusivo por medida, fardamentos, e styling para publicidade (TV).

Encontra-se a desenvolver um projecto próprio - uma marca que relaciona os conceitos de funcionalidade, conforto e nanotecnologia com o design de moda.